Pedagógico

A Escola André Luiz, tem como objetivo formar homens de bem e proporcionar uma educação de qualidade para o desenvolvimento integral do educando, através da socialização, interação e integração entre culturas, saberes e valores morais, preparando-os para o exercício pleno da cidadania e comunhão com Deus.

A escola tem como filosofia a formação de cidadania crítica e consciente dos corpos discentes e docentes, através do desenvolvimento da percepção da realidade, visando uma possível melhoria de qualidade de vida e a transformação da sociedade.

A educação social tem por ponto de partida o melhoramento moral do indivíduo e das massas. Aí é que se acha o princípio da felicidade do gênero humano.

Para garantir ao currículo escolar, maior sentido de realidade é preciso buscar o que é significativo, desenvolver um processo que esteja articulado no contexto social e político ao qual a escola está inserida.

No melhoramento do profissionalismo, formação e capacitação, a escola promove cursos de capacitação, estudos e oficinas pedagógicas para a promoção de todo corpo docente e funcionários, lembrando que a valorização do profissional passa também pela produção de um trabalho justo e integrado que desenvolva o educando.

Princípios

• Cada educando é único e centro do processo de aprendizagem;
  • Potencialidades que deverão ser transformadas nas capacidades de agir, sentir e pensar;
  • Preparo para a vida – não basta ensinar o educando os elementos da ciência.
  • Aprender a governar – se, a conduzir – se como ser consciente e racional;
  • Relações sociais – a solidariedade como prática de interação social é base para a formação de nova estrutura de pensamento e do estabelecimento de novas formas de relações sociais;
  • Família – interação escola – família é essencial no processo ensino aprendizagem.

AÇÕES PEDAGÓGICAS QUE ENVOLVEM A COMUNIDADE ESCOLAR, ESPECIALMENTE AS FAMÍLIAS:

Metodologia

A metodologia aqui trabalhada é aquela em que o educando é o sujeito da própria ação, para conhecer e construir o conhecimento, ter participação ativa no processo de aprendizagem e poder transformar a sua realidade.

Oportunizar ao educando vivências do cotidiano em sala de aula de forma articulada, contextualizada, e prazerosa, bem como resgatar um ensino participativo, problematizador e interdisciplinar, valorizando a experimentação, a pesquisa, a descoberta e a importância do trabalho em grupo.

Visa preparar o educando para enfrentar os desafios da vida, fazendo-os participantes da construção do conhecimento e da cidadania.

Jornada Pedagógica

Nosso corpo de docentes se prepara anualmente em uma Jornada Pedagógica, para atualizar os métodos de ensino, se integrarem e discutirem temas pertinentes à educação e aprendizagem.